O valor dos invejosos
O valor dos invejosos
“Aqueles que são invejados entristecem-se com o rancor que sentem à sua volta; se são orgulhosos, por receio de algum prejuízo; se generosos, por compaixão dos que invejam.
Mas depressa se alegram: se me invejam, isso quer dizer que tenho um valor, dos méritos, das graças; quer dizer que sentem e reconhecem a minha grandeza, o meu triunfo.
A inveja é a sombra obrigatória do gênio e da glória, e os invejosos não passam, de forma odiosa, de admiradores rebeldes e testemunhas involuntárias.
Não custa muito perdoar-lhes, quando existe o direito de me comprazer e desprezá-los.
Posso mesmo estar-lhes, com frequência, gratos pelo fato de o veneno da inveja ser, para os indolentes, um vinho generoso que confere novo vigor para novas obras e novas conquistas.
A melhor vingança contra aqueles que me pretendem rebaixar consiste em ensaiar um voo para um cume mais elevado.
E talvez não subisse tanto sem o impulso de quem me queria por terra.
O indivíduo verdadeiramente sagaz faz mais: serve-se da própria difamação para retocar melhor o seu retrato e suprimir as sombras que lhe afetam a luz.
O invejoso torna-se, sem querer, o colaborador da sua perfeição.”
Giovanni Papini, in Relatório Sobre os Homens
Mensagens Relacionadas
as vezes guardamos rancor de algumas pessoas
as vezes guardamos rancor de algumas pessoas, mas com o tempo passamos a entender que raiva só nos machuca e nos cega
#desconhecido#rancor
O encanto que havia
O encanto que havia, se transformara em rancor por amar alguém covarde.
Como posso amar alguém que tem medo de afirmar o que é, pensa, sente e deseja?
Deixe em ti florescer boas lembranças
Deixe em ti florescer boas lembranças, não crie rancor por quem não quis te ver por dentro, deixe a inveja para quem não sabe alcançar o amor que há em si. São poucos os que vivem o que sentem, se per…
#fredericoelboni#rancor
Tem gente que alimenta o rancor anos
Tem gente que alimenta o rancor anos e esquecem do alto perdão
#niltonmendonca#rancoruns complicam
…uns complicam, destroem, matam… rancor e ódio… mas que tal, usarmos da simplicidade de apenas viver bem? querer bem? fazer o bem? exalarmos o bem? Gratuitamente?… Por que não?
#tompsonmsilva#rancor#odio