Presídio

Presídio
Tenho séculos submersos no teu corpo.
Apalpo a trovoada despida no olhar,
há aves que voam rente ao tempo cruel
relampejando geadas inesperadas.
Há abismos insurrectos
a transbordar champanhe nocturno.
Bebo o sorriso afogado
em luminosos cálices de trevas,
escuto chicotes ungindo labaredas
nos canais sombrios da alma.
Tenho séculos submersos no teu corpo.
Não sei como selar a decepção
que arde nos sulcos do desespero.
Colocaste-me grades na boca,
é insuportável o sangue descalço
que dança nuvens na garganta.
Trouxeste nos gestos ogivas lancinantes
a transplantar milénios de abandono.
Desmorono-me em silêncio
perseguido pelo assédio atómico
que flutua no encanto.
Anoitece em mim,
surtos desolados
escavam neblina na eternidade,
tudo grita o fim.
Alberto Pereira
Poema do livro "O áspero hálito do amanhã"

#poesias#albertopereira#passaros 182

Mensagens Relacionadas

Es anochecer

Es anochecer

"Es anochecer…
las aves regresan a
sus nidos alabando al día
y el sol se despide,
En mí, solo anhelo, de mi amor…"

#heredion#poesias#passaros

Meu amigo Bem-te-vi

Meu amigo Bem-te-vi
Havia um bem-te-vi
Conversando comigo ali
Parecia saber o que eu sentia
E em seu modo dizia:
“Bem-te-vi, Bem-te-vi”
E não se cansava de me dizer…

(…Continue Lendo…)

#leandralehh#poesias#passaros

POESIA, TERNURA VERDE

POESIA, TERNURA VERDE
Agora a ternura vive entre minhas palavras
feito as aves dos grandes rios
que voam sobre as verdes florestas,
assim, a ternura voa sobre as poesias

(…Continue Lendo…)

#poesias#passaros#carlosalmirferreira

E ver o pôr do Sol

…E ver o pôr do Sol;
Sentir cada raio que timidamente toca o rosto,
Ver as aves a planar no céu, todas em compasso;
O céu, não mais azul… apenas tons de laranja que o deixa majestoso…

(…Continue Lendo…)

#passaros#chenriqueasilva#poesias

VOLTA

VOLTA
Minha andorinha,
Voando sozinha,
Fugindo assim;
E porque fugir,
Sair do teu sossego,
​Do teu ​ aconchego,
Segui​​ outro rumo​?​
Voas sem pensar, (…Continue Lendo…)

#rayleite#poesias#passaros

Bem-te-vi

Bem-te-vi
Bem-te-vi não vi meu bem
Pelos caminhos que trilhei
Ele deve estar aqui, porém…
Não andou por onde andei
Bem-te-vi vê se me ajuda
É enorme a minha dor
(…Continue Lendo…)

#poesias#elenimarianademenezes#passaros