A Filosofia é uma atividade permanente de esclarecimento

A Filosofia é uma atividade permanente de esclarecimento.
Não se pode reduzi-la a um esclarecimento da linguagem, como pretendeu a escola analítica.
Porque, por trás da linguagem, existem questões reais substantivas, pessoas de carne e osso, e assim por diante.
Tratar tudo isto apenas como análise da linguagem é o mesmo que confundir a comida de um restaurante com o cardápio.
Quando o dono do restaurante fala para o seu cozinheiro "Nós temos que modificar o nosso cardápio", o cozinheiro faz novas comidas reais.
Não simplesmente pega o cardápio e decide escrever tudo diferente.
Quando o dono fala em modificar o cardápio, está raciocinando metonimicamente.
Não é modificar o cardápio em si, mas as comidas que estão referidas no cardápio.
O que os filósofos fazem é isto.
Não estão reformulando somente o cardápio, mas estão colocando dentro da lista novos elementos que não existiam ou não tinham sido percebidos antes.
Esta é a finalidade da Filosofia, o esclarecimento permanente das questões tal como se apresentam concretamente na cultura e na vida humana, e não somente na linguagem.
Obviamente, a análise da linguagem faz parte disto, mas como um instrumento auxiliar cuja importância não deve ser muito enfatizada ou exagerada.
Porque a maior parte dos elementos que você lida são elementos que ainda não têm uma formulação linguística, são elementos de experiência interior e exterior que às vezes escapam da expressão linguística.
Por exemplo, quando apareceram os fenômenos das duas guerras mundiais e das tiranias totalitárias, impondo aos seres humanos uma quantidade de sofrimento e de situações absurdas que elas não conseguiam expressar verbalmente.
Se você ler hoje a obra de Alexander Zinoviev, professor de Lógica Matemática, perceberá que ele usa o seu instrumental lógico para criar uma nova linguagem capaz de descrever o que a situação real vivida pelos cidadãos do Império Soviético.
Experiência que, portanto, transcendia os meios linguísticos de expressão dos próprios personagens que estavam vivendo.
Como poderia ser isto uma mera análise da linguagem se a linguagem para expressar aquilo não existia no momento? Tratava-se, sobretudo de sentimentos e vivências mudas do coração humano que Zinoviev puxará de dentro da alma humana para uma expressão linguística finalmente.
E é evidente que a análise da linguagem de Zinoviev não é a mesma que o próprio Zinoviev está fazendo dos acontecimentos e das experiências reais.
A filosofia analítica é uma filosofia de brinquedo, que transforma as questões mais temíveis da existência humana em meros jogos de linguagem.
Isto é bom para quem quer ficar se divertindo em casa, mas não para quem quer meter a mão na massa.
É um divertimento acadêmico apenas.
Às vezes, produz algo de real utilidade, não se pode negar.
Quando eu digo que a função da filosofia é lançar luz sobre estas questões reais, então não estou me referindo a meras questões de linguagem ou de lógica.
A própria lógica como disciplina científica é um dos dados da situação social e existencial que estamos vivendo.
Ela tem uma função dentro, entre outros, do universo da ciência e da tecnologia, e é, por assim dizer, uma força social.
Então tem que ser analisada também como força social e não somente dentro dos detalhes formais da própria lógica.

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